O BATALHÃO


O 72º Batalhão de Infantaria Motorizado - Batalhão General Victorino Carneiro Monteiro, foi criado em 1º de janeiro de 1975, por transformação da 2ª Companhia de Fuzileiros do 35º Batalhão de Infantaria, de Feira de Santana-BA.

Integrante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada possui uma área de responsabilidade que abrange 40 municípios, sendo 37 no sertão pernambucano e 03 no baiano.

Por estar incrustado em plena caatinga, no polígono das secas, o 72º Batalhão de Infantaria Motorizado foi designado, por portaria do Comandante do Exército, Unidade de Emprego Peculiar, com a atribuição de desenvolver a doutrina de emprego da tropa em operações nesse ambiente, que se estende por 10 estados brasileiros.

É responsável pela formação do Combatente de Caatinga, caracterizado por seu uniforme cáqui, com aplicações em couro, lembrando os trajes dos vaqueiros da região e identificando-se perfeitamente com o meio ambiente.

Em 1995, o Batalhão deslocou-se para ANGOLA, quando passou a integrar a Força de Manutenção de Paz da ONU (UNAVEM III), em território africano. Mais uma vez, do final de 2008 à meados de 2009, o 72º BI Mtz se fez presente em território estrangeiro, compondo o 10º Contingente Brasileiro de Força de Paz da ONU (MINUSTAH), desenvolvendo atividades voltadas à estabilização do Haiti.

Ao longo de mais de três décadas de atividades, expôs-se o potencial do soldado sertanejo, demonstrando, tanto nas atividades de cunho operacional quanto em atividades subsidiárias, a capacidade de bem cumprir as missões, o que culminou, inevitavelmente, na mística do Combatente de Caatinga.

A Casa do Combatente de Caatinga é a presença marcante e positiva do Exército Brasileiro no médio São Francisco, identificando-se com a garra e a força combativa da gente do Nordeste Brasileiro.